Disfunção das ATM's
Tratamentos Estéticos
O que é ATM?
É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente. Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de DTM. Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.
Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem DTM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas.
Somente seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma história médica e dentária completa, um exame clínico e de radiografias adequadas.
Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:
-
Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
-
Um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
-
Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
-
Mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;
-
Flacidez dos músculos da mandíbula;
-
Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Na CETRIO Odontologia o profissional especializado nesta área é o Dr. Marcos Jr.
.
Implantes Dentários
Encantador para quem tem um, sedutor para quem vê: não há nada mais apaixonante que um belo sorriso. E na busca por alcançar essa arma de conquista estão os procedimentos da Odontologia Estética. No Brasil, a Odontologia Estética teve início em 1994, quando inúmeros profissionais começaram a se dedicar a este ofício. Hoje, esse tipo de tratamento, que vem aprimorando bastante suas técnicas e ganhando novos adeptos nos últimos anos, é mais uma forma eficiente de cuidar da aparência. Além disso, o encaixe perfeito do maxilar e a nova aparência do rosto promovem o bem-estar.
Lembra-se do sorriso amarelo? Além do tempo, existem outros fatores responsáveis por deixar os dentes escurecidos ou manchados, como antibióticos, cigarros ou alimentos. O dente absorve tudo o que tiver pigmento, mais ainda se for concentrado, como é o caso do café, dos refrigerantes e chás escuros.
Entre os tratamentos estéticos, o mais procurado é o clareamento, um processo que atinge resultados satisfatórios em cerca de 90% dos casos. Um gel à base de carbamida é aplicado a moldes de silicone e a pessoa usa por algumas horas - de preferência à noite - durante 10 ou 15 dias. O clareamento dental não prejudica os dentes e apenas é contra-indicado para crianças e grávidas. Sua durabilidade pode ser de até três anos dependendo dos hábitos de quem o fez.
E na estética do sorriso, surgem cada vez mais novidades, para todos os gostos: O sorriso revela a personalidade humana, por isso pode e deve trabalhar a seu favor.
E, embora o ramo da Estética tenha surgido principalmente com a finalidade de transformar o sorriso através da restauração, ela atua hoje integrada com diversas áreas da Odontologia. Já se fala inclusive em estética gengival e até mesmo em estética na dentição infantil. Ao contrário do que se pensava, as crianças valorizam - e muito - os seus dentes. Na verdade, saúde e estética estão intimamente relacionadas, tanto no aspecto físico quanto no psicológico. Tratar-se de forma integral é garantia de felicidade por completo.
Na CETRIO Odontologia o profissional especializado nesta área é o Dr. Marcos Pereira.
O que são implantes dentários?
Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.
Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.
Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.
Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos.
O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.
-
Implantes ósseo integrado: são implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante.
Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:
-
Prótese Protocolo: Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único incoveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os detes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
-
Prótese Overdenture: Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.
Na CETRIO Odontologia o profissional especializado nesta área é o Dr. Norberto Mariani Jr.